DIQUE DOS ORIXÁS
O Dique do Tororó é o único manancial natural da cidade de Salvador, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que possui uma lagoa de 110 mil metros cúbicos de água.
É delimitada, atualmente, pelo bairro do Tororó em sua margem esquerda, pelo Engenho Velho de Brotas em sua margem direita, ao Norte, pelo estádio Itaipava Arena Fonte Nova e, ao Sul, pelo bairro do Garcia.
FAROL DA BARRA
O Farol da Barra ou Farol de Santo Antônio localiza-se na antiga ponta do Padrão, atual Ponta de Santo Antônio, em Salvador.
Torre troncônica em alvenaria com lanterna e galeria, 22 metros de altura e pintada com bandas pretas e brancas. O farol está construído no interior do Forte de Santo Antônio da Barra.
IGREJA DO BOMFIM
A Igreja de Nosso Senhor do Bonfim é um templo católico localizado na Sagrada Colina, na península de Itapagipe, em Salvador. É lá que são distribuídas as famosas fitinhas do Bonfim.
Para o povo baiano, a Igreja do Bonfim é o maior centro da fé católica, e ainda daquelas que, pelo sincretismo, têm no local o ponto máximo da religião.
PELOURINHO
O Pelourinho, popularmente chamado de Pelô, é o nome de um bairro de Salvador, localizado no Centro Histórico da cidade na área que abrange apenas as ruas que vão do Terreiro de Jesus até o Largo do Pelourinho, o qual possui um conjunto arquitetônico colonial barroco português preservado e integrante do Patrimônio Histórico da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.